Relato: Diagnóstico de miopatia por doença crítica após transplante hepático e monitoramento muscular

       

Diagnosticar precocemente a fraqueza muscular adquirida (ICUAW) parece ser muito determinante para uma melhor recuperação de pacientes transplantados. O diagnóstico precoce do ICUAW e o monitoramento da condição muscular durante a reabilitação são úteis para melhorar a recuperação funcional.

MÉTODOS E MATERIAIS:

Um homem de 47 anos com cirrose hepática desenvolveu fraqueza nos membros após o transplante de fígado. O paciente teve um escore de soma do Conselho de Pesquisa Médica de 2 semanas após o transplante de fígado com fraqueza acentuada nos membros proximais. A estimulação muscular direta foi realizada no músculo tibial anterior direito; a relação nervo-músculo dos potenciais de ação muscular compostos foi de 0,96, o que indicou miopatia por doença crítica. Análise de fadiga usando eletromiografia de superfície foi realizada 4 vezes após o transplante de fígado.

RESULTADOS E CONCLUSÕES:

A contração voluntária máxima tendeu a aumentar durante a reabilitação, enquanto a porcentagem de contração voluntária máxima tendeu a diminuir, indicando que a força muscular foi aumentada. O índice de fadiga diminuiu gradualmente, mostrando que a resistência muscular melhorou junto com a força. A fadiga muscular pode ser avaliada durante a reabilitação usando eletromiografia de superfície para prevenir danos no músculo comprometido e controlar a intensidade do exercício. O diagnóstico precoce do ICUAW e a avaliação da fadiga muscular durante a reabilitação garantirão um melhor prognóstico para os pacientes com ICUAW.

 

Redação Visuri.

#fescycling #estimulador #eletroestimulação #utifisioterapia #fraquezamuscular 

Contato

 
  • Endereço

    Matriz: Rua Resedá, 213 - Santa Efigênia. Belo Horizonte - MG